Eu estava lendo a respeito de uma experiência do falecido pastor David Choo, líder de uma das maiores igrejas locais do mundo, que fica na Coréia do Sul. Esse pastor e autor de diversos livros disse que estava em oração quando foi profundamente tocado por Deus sobre suas reais prioridades. Ele elencou ao menos 4 prioridades essenciais:
Primeiro, você precisa estar bem com Deus.
Segundo, você precisa estar bem consigo mesmo.
Terceiro, você precisa estar bem com sua família.
Quarto, você precisa estar bem com a igreja.
Em Mateus 6.33 lemos as palavras de Jesus: “Mas, buscai primeiro o Reino de Deus…”. Bem, se é para buscar em primeiro lugar é porque podemos deixar o reino de Deus em segundo ou terceiro plano. Outro texto, em Lucas 10.38-42, vemos que Jesus visitou a casa de Maria e Marta. E, quando Marta reclamou que Maria não estava ajudando a fazer os deveres domésticos, Jesus respondeu: “Maria escolheu a boa parte…”. Bem, quando escolhemos algo é porque priorizamos o que escolhemos, concorda?
Mas, o que é prioridade? É tudo aquilo que valorizamos, que focamos, que damos atenção. Na vida cristã, as prioridades devem ser parte integral da vida diária do cristão. Por isso, vamos utilizar os exemplos do pastor David Choo para refletirmos rapidamente sobre isso.
1. Você precisa estar bem com Deus
Buscar o reino de Deus significa priorizar o reino de Deus. Buscar é se interessar por algo ou por alguém. Nesse sentido, Jesus deve ser o centro de tudo. Uma mulher cristã disse que criou um hábito de que, ao acordar, não deveria colocar os pés no chão para se levantar sem primeiro colocar os joelhos no chão para orar. A vida de oração deve ser uma prioridade. Falar com Deus para então falar de Deus.
O apóstolo Tiago adverte os seus leitores dizendo: “Vocês que dizem: ‘amanhã irei para tal cidade, e farei tal coisa’; vocês nem sabem o que acontecerá amanhã; o que é a sua vida? Ao invés disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor permitir, faremos isso ou aquilo’” (Tg 4.13-15). Todos os planos que fazemos precisam primeiro ser apresentados à Deus em oração, pois, se o Senhor permitir faremos o que está em nosso coração.
2. Você precisa estar bem consigo mesmo
Você se lembra quais são os dois grandes mandamentos ensinados por Jesus? Amarás o teu Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo. Pare para pensar nesse segundo mandamento. Como você deve amar o seu irmão? Como a si mesmo. Pois bem, se não consegue nem amar a si mesmo, se não valoriza a si mesmo, como poderá amar e valorizar o seu irmão?
Primeiro, cuide de você, valorize a si mesmo e então terá condições de cuidar e de valorizar outras pessoas. Quem já viajou de avião se lembra do que é dito nas instruções que antecedem a viagem. O aviso diz: “Em caso de despressurização, máscaras cairão automaticamente. Coloque a máscara primeiro em você e depois na pessoa que está do seu lado”.
Tem gente querendo dar oxigênio emocional para outras pessoas sendo que ela mesma está quase sem ar emocional para lidar com os próprios problemas. Primeiro a máscara em você, depois em seu filho, sua família ou seus amigos. Paulo disse para Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina…”. (1Tm 4.16). Primeiro cuida de você, depois cuida da doutrina. Primeiro você, depois os outros.
O cuidado deve ser com seu próprio espirito: oração, leitura da palavra, cânticos; com sua própria alma: mente ocupada na obra, automotivação, crescimento mental; e com seu corpo: asseio, saúde, exercício, higiene. Se você é uma pessoa ressentida, desanimada e de mentalidade pequena, você terá sérios problemas em lidar com as dificuldades da vida. 
3. Você precisa estar bem com a sua família.
Se você é casado ou casada, eu diria que primeiro você precisa estar bem com a sua esposa ou seu marido, e, então, com seus filhos. Deus em primeiro lugar. Eu mesmo em segundo. Então, bem com Deus e comigo mesmo, posso e devo estar bem com a minha família. A família é a célula central de uma sociedade saudável.
Devemos amar o cônjuge assim como Jesus amou sua igreja (Ef 5.25). Paulo foi duro em suas palavras dizendo que aquele que não cuida da própria família negou sua fé e é pior do que aqueles que não acreditam em Deus (1Tm 5.8). Seu lar deve ser um lugar agradável, aconchegante, maravilhoso.
Da mesma forma que o casal precisa estar bem um com o outro, os pais precisam estar bem com seus filhos e priorizá-los. Filhos são herança do Senhor, são fruto do ventre, são flechas de Deus nas mãos dos pais (Sl 127 e 128). Filhos são plantas de oliveira ao redor da mesa (oliveira que produz azeite que produz combustível, alegria e esperança). Pais precisam estar bem com seus filhos e até mesmo pedir-lhes perdão quando reconhecerem que estão errados. Assim também os filhos precisam respeitar seus pais e amar os seus pais.
4. Você precisa estar bem com a igreja.
Talvez você esteja pensando: Se o pastor David Choo era pastor de uma das maiores igrejas do mundo, porque ele deixou a prioridade da igreja em quinto lugar? Essa é uma boa pergunta. Porque o pastor Choo entendeu que se ele estivesse bem com Deus, consigo mesmo, com sua esposa e filhos, então estaria apto e preparado para cuidar bem da igreja.
Aprendi que a maneira que cuidamos do nosso pastor também é a maneira que Deus cuida de nós. É fácil criticarmos o nosso pastor por alguma coisa que não concordarmos. É fácil comparar o pastor local com os pregadores de multidões na internet. Mas, é o pastor que apresenta os nossos filhos quando eles nascem. É o pastor que batiza nas águas os nossos filhos quando eles se decidem para Jesus. É o pastor que faz o noivado e o casamento deles e é o pastor que realiza o culto fúnebre quando um ente querido parte para a eternidade.
Sobre a frequência aos cultos, a Bíblia aconselha que não devemos deixar a nossa congregação (Hb 10.25). O Salmista disse: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a casa do Senhor” (Sl 122.1). O salmista ficou feliz em estar na igreja? Não. Ele não ficou feliz em estar na igreja. Ele estava feliz pelo simples convite de alguém para que ele fosse à igreja (Leia novamente o Salmo 122.1).
Devemos priorizar e levar a sério os nossos compromissos com a igreja local. Fazer a obra de Deus com amor, e amar as pessoas e não o cargo que exercemos.
Palavras finais
Pode ser que alguém esteja se perguntando onde o trabalho e a profissão entram nessa lista de prioridades. Bem, mesmo que eu não pontuei sobre isso nesse artigo específico, a nossa vida profissional deve ser prioridade e temos que fazer com excelência o nosso trabalho, independentemente de qual profissão. Bem com Deus, comigo mesmo, com minha família e com minha igreja, com certeza serei um excelente profissional, para glória de Deus.
Como eu já disse, a nossa vida é feita de prioridades. Oremos para que Deus nos dê de sua graça e sabedoria para vivermos essa realidade tão maravilhosa que, com certeza, nos trará excelentes resultados para a glória de Deus.
Que Deus te abençoe.
5
2
votos
Classificação do artigo
 Inscrever-se
 Acessar
0 Comentários
mais antigos
mais recentes
Mais votado
 Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários





								









