No livro de Gênesis 37.5 encontramos esta expressão: “Sonhou também José um sonho”. O jovem José foi um grande sonhador e um grande exemplo de como nós não devemos parar nunca de sonhar. As experiências que José teve em sua juventude e de como superou todas elas são lições preciosas para nossa vida hoje. Por isso, insisto com você: Por favor, não pare de sonhar. Por isso, quero pensar sobre 7 características ou fatores que tentaram impedir José de ser um sonhador, ao mesmo tempo que mostram que José venceu todas as barreiras. Também quero exemplificar a vida de José e aplicar em sua vida. Vejamos, pois os fatores que querem atrapalhar você de sonhar.
Não pare de sonhar mesmo que conviva com pessoas que não tenham sonhos
Está claro no texto bíblico que José era o filho querido de Jacó. Jacó tinha 12 filhos e José era um dos caçulas. Só Benjamim era mais novo que ele. A palavra José significa “aumentador” ou “acrescentador”. Olhar para José era pensar em crescimento. Crescimento em todas as áreas. Esse jovem de 17 anos estava sempre com seu pai, mas como seus irmãos não agradavam nem o pai, nem a Deus, ele trazia notícias ruins, e isso gerava problemas entre os irmãos.
José foi presenteado por seu pai com uma túnica de várias cores. Seu pai realmente o amava muito. José teve 2 sonhos e ele contou os sonhos para sua família. O primeiro era num ambiente agrícola com vários molhos. O molho de José ficava em pé e todos os outros se inclinavam a ele. Outro sonho era que o Sol, a lua e onze estrelas se inclinavam a José. De fato, José era um sonhador, mas, convivia com pessoas que não sonhavam. Mesmo assim, José sonhava. Seus sonhos não dependem de pessoas que não sonham. Se eles não sonham, sonhe você. Se todos correm de Golias, enfrente Golias. Se todos ficam no Egito, passe pelo meio do Mar Vermelho. Se todos fogem de Deus, corra para os braços de Deus.
Não pare de sonhar mesmo que pessoas invejosas estejam ao seu redor
Em Gênesis 37.11 lemos: “Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém, guardava este negócio no coração”. O problema não era apenas a inveja dos sonhos de José, o maior problema era a falta de sonhos por parte dos irmãos de José. Além de não sonharem, debochavam de José: “Eis, lá vem o sonhador” – Gn 37.19. A inveja é a arma do incapaz. Os irmãos de José não tinham a capacidade de sonhar e, ao invés de celebrar os sonhos de José, alimentaram inveja e ciúmes dele. Não pare de sonhar mesmo que alguém tenha inveja dos seus sonhos. Esses sonhos e projetos em seu coração foram plantados por Deus aí. Se Deus plantou em sua mente e seu coração, Ele mesmo irá agir para que os sonhos se tornem realidade.
Não pare de sonhar mesmo que esteja dentro de um poço
Se você conhece a história de José, vai se lembrar que seus irmãos o jogaram dentro de um poço. Ele foi até seus irmãos em obediência ao seu pai, estava fazendo a coisa certa. Mas, é preso, perde sua túnica e é lançado na cova. O querido do pai agora está longe do pai, dentro de um poço sem água. E a questão é que dentro do poço não se vê nada, nem atrás, nem à frente, nem embaixo. Mas no poço se pode olhar para cima, e é de cima que vem nosso socorro. Muitas vezes Deus permite que percamos a túnica, porque ele está preparando uma coroa. Muitas vezes somos lançados no poço porque lá o único lugar que olharemos é para o céu. A tumba da lagarta é o ventre da borboleta. O casulo é ao mesmo tempo tumulo quanto ventre. Toda prova tira de você alguma coisa, mas também faz nascer uma coisa nova. Não pare de sonhar, mesmo que esteja no fundo do poço.
Não pare de sonhar mesmo que seja incompreendido
Nessa confusão toda José é vendido por 20 moedas de prata aos ismaelitas e é levado ao Egito. Agora imagine o olhar de José para seus irmãos. Um escravo não é tratado com respeito e doçura. O sonhador é vendido pelos próprios irmãos. José foi vendido com moedas de vingança, mas devolveu moedas de perdão. Não pague com a mesma moeda. Você é diferente. Você é um sonhador de Deus para esta geração e para este tempo. Mesmo que seja vendido, mal interpretado, mesmo que seja mal compreendido por membros de sua própria família, não pare de sonhar, não pare de crer em Jesus.
Não pare de sonhar mesmo que seja perseguido ou injustiçado
O jovem José é levado ao Egito, e Potifar, capitão da guarda egípcia, compra-o e leva-o para sua casa. Dentro da casa de Potifar, Deus estava com José. Potifar deixou tudo nas mãos de José. Mas ele enfrentou uma tentação muito difícil: A esposa de Potifar começou a persegui-lo e queria ter um caso amoroso com ele. José fugiu, mas foi acusado injustamente e foi preso. Você não pode parar de sonhar mesmo que seja perseguido e injustiçado. Continue sonhando apesar das perseguições. Sonhe apesar das injustiças. Abrace a justiça de Jesus e saiba que Ele tomará conta de todas as coisas.
Não pare de sonhar mesmo que esteja preso
José foi preso e agora terá de viver um tempo que aparentemente nada de novo acontece em sua vida. A prisão paralisa o corpo e os projetos. Passamos por fases na vida que parece que tudo acontece na vida de outras pessoas, mas nada acontece conosco. Na verdade, você não está percebendo, mas Deus está trabalhando. O livro de Ester não contém o nome “Deus”, mas Deus agiu em todos os momentos do livro. Não são os ambientes que mudam teus sonhos, mas são teus sonhos que mudam o ambiente. Diga isso em voz alta. José está preso, mas Deus estava com José na prisão. A prisão seria o lugar ideal para José abandonar seus sonhos, abandonar seu Deus, ficar rancoroso, buscar vingança. Mas José tem a presença de Deus com ele. José entende que podem prender seu corpo, mas não sua mente. Podem prender seus pés, mas não os seus sonhos.
Paulo e Silas pensaram a mesma coisa na prisão de Filipos. Presos os pés e mãos e um tronco, perto da meia noite eles oravam e cantavam louvores a Deus. Quem não se lembra de Nelson Mandela, que ficou 27 anos de sua vida preso, e se tornou a figura mais importante da África do Sul, presidente da nação e um dos nomes mais importantes da história moderna. Depois de 27 anos preso, ele disse: “Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que, se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão”. Não pare de sonhar e lembre-se que na prisão foi o único lugar que José encontrou outros sonhadores. Lugares e pessoas improváveis são grandes ferramentas que Deus usa para te abençoar.
Não pare de sonhar mesmo que esteja em um momento de grandes realizações
Preso, José interpretou os sonhos do padeiro e do copeiro. Se em casa ninguém sonhava, no poço ninguém sonhava, entre os escravos ninguém sonhava, na casa de Potifar ninguém sonhava, na prisão ele encontra sonhadores. José interpreta os sonhos, mas ainda fica 2 anos esquecido na prisão. Deus então permite que Faraó tenha 2 sonhos: Vacas magras e gordas e espigas magras e gordas. José é chamado, interpreta os sonhos e assume o governo do Egito. Aqui está a realização do sonho. Aquele jovem de 17 anos agora está com 30 anos. Foram 13 anos entre o sonho e sua realização, por isso não pare de sonhar nunca.
Guarde esta palavra em seu coração e se você foi edificado, não fique com ela somente para você. Compartilhe com mais alguém que também precisa receber esta mensagem.
Por favor, não pare de sonhar.
Que Deus te abençoe.