Categories

Popular Posts

  • All Post
  • Clube do Livro
  • Estudos Temáticos
  • Pregações e Estudos Bíblicos
  • Sem categoria
  • Vida Acadêmica e Produções
    •   Back
    • Liderança
    • Avivamento
    • Como vencer os desafios de Hoje
    •   Back
    • Esboço para Pregações
    • Planos de Leitura Bíblica
    •   Back
    • Minhas Produções Acadêmicas
    • Quero Estudar Teologia, o que faço?
Edit Template

Os ingredientes para uma vida abundante

     Em minha casa – e imagino que na casa de muita gente – sempre que a minha filha ou minha esposa querem fazer um prato diferente, elas vão em busca dos ingredientes e esperam que tudo aconteça conforme o planejamento. Eu e meu filho também ajudamos nos afazeres domésticos na medida do possível, mas, confesso, não somos nada bons em preparar a comida. A esposa e filhas, no entanto, são experts no assunto.

     O fato é que se você deseja fazer exatamente igual ao que leu em uma receita, também precisa utilizar os mesmos ingredientes com a quantidade específica, senão as coisas podem dar errado. Bem, com a vida também é assim. Nossa vida pode ser boa ou má, animada ou desanimada, superlativa ou enfraquecida. Graças a Deus, temos a Palavra de Deus para nos orientar a encontrar os ingredientes para uma vida abundante e maravilhosa, mesmo que todos nós passemos por dificuldades.

     O texto de Filipenses 4.4-7 oferece-nos alguns ingredientes que, se misturados, podem oferecer-nos uma vida feliz e abençoada. E essa é a vida que todos desejamos, não é mesmo? Nesse texto, pontuo alguns desses ingredientes que você pode utilizar, praticar e desfrutar do melhor de Deus. Vamos ao texto?

1ºIngrediente: Regozijo

     O texto diz em Filipenses 4.4 diz: “Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos”. Lembremos que o apóstolo Paulo não estava de férias em um hotel cinco estrelas. Paulo estava preso em uma prisão romana, e foi nessas condições que ele escreveu essa e outras (Efésios, Colossenses e Filemon).

     O regozijo é a paz e a alegria no coração do crente. Não é ausência de guerra, mas a tranquilidade em meio a guerra. É alegria dobrada em nosso coração. Em outro texto Paulo diz: Regozijai-vos sempre (1Ts 5.16). Você conhece pessoas azedas, sempre de mal humor? Se permitirmos que o nosso coração se entristeça por fatores externos, perdemos a alegria e perdemos o ingrediente que permitirá que a nossa vida seja mais abençoada.

  1. Ingrediente:   Equidade

     O segundo ingrediente está em Filipenses 4.5 que diz: “Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor”. O termo equidade significa retidão, ou ser correto, direito e honesto. No Salmo 98.9 lemos que o Senhor julga a terra com equidade e no Salmo 99.4 lemos que o Senhor firma a equidade.

Esse ingrediente não deve ser usado diante de Deus, mas das pessoas que convivemos. Diante de Deus oramos, mas diante das pessoas mostramos o fruto da equidade em nosso caráter. Alguém disse com muita propriedade: “Cuide do seu caráter e Deus cuidará da sua reputação”. O profeta Daniel vivia em equidade a ponto de procurarem alguma falha em seu caráter e não encontrarem nada para acusa-lo (Dn 6.1-4). É uma equidade integral, que acessa todas as áreas de nossa vida.

     Já ouviu aquela história do homem que estava de férias e encontrou uma carteira cheia de dinheiro e a levou para a delegacia da cidade? Os repórteres descobriram e foram falar com ele: “Senhor, pode fazer uma entrevista para a nossa TV local? Nunca mais vimos pessoas verdadeiras e honestas que devolvem a carteira sem ao menos pegar o dinheiro”. Assustado, ele respondeu: “Não façam isso, por favor!”. “Mas, porque não?” – perguntou o repórter. “Porque a mulher que está me acompanhando nessa viagem não é a minha esposa”.

     Apesar da equidade para devolver a carteira, ele não foi verdadeiro em seu caráter, pois estava traindo a confiança da sua família. Portanto, use esse ingrediente da fidelidade total, da equidade integral, e sua vida será abundante.

  1. Ingrediente:     Oração

     Paulo prossegue dando-nos mais ingredientes, agora ele fala sobre oração em Filipenses 3.6: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças”. A inquietação pode ser um caminho cada vez mais difícil. Veja o processo: Inquietação que leva a ansiedade, que leva a frustração, que leva a depressão, que leva a opressão.

     Com o ingrediente da oração, podemos vencer a ansiedade. Gosto de uma tradução desse texto que diz: Não andar ansioso sobre coisa nenhuma e orar sobre todas as coisas. Nesse sentido, a oração é um antídoto contra a inquietação. Quem trabalha, trabalha, mas quem ora, quem trabalha é o Deus Todo-Poderoso.

     O texto ensina que você precisa pedir (petição), suplicar (orar com lágrimas nos olhos e com o coração quebrantado) e agradecer (com ações de graças). É a antecipação da vitória. Um crente de joelhos diante de Deus é um crente de pé diante das pessoas. Use esse ingrediente em sua vida. Seja uma pessoa de oração e comunhão com Deus.

Mas, vamos ao nosso último ingrediente.

  1. Ingrediente: Paz

     Lemos em Filipenses 4.7: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. A paz não vem de fora, mas de dentro, não vem do ambiente, mas do coração, não vem da casa, mas do lar, não vem da cama, mas do sono, não vem do remédio, mas da saúde. Jesus disse: “Deixo-vos a paz” (Jo 14.27).

Li a história do Dr. Horatio Gates Spafford, um presbiteriano convertido a Jesus através das pregações do grande avivalista, D. L. Moody, de quem se tornou grande amigo. Spafford foi um prospero advogado na cidade de Chicago. Em 1870, seu filho de apenas quatro anos, morreu em decorrência de uma febre muito forte, o que trouxe grande sofrimento a toda família.

     No ano seguinte, 1871, sofreu outro abalo, pois ele havia feito grandes investimentos imobiliários em Chicago, mas acabou sofrendo uma grande perda financeira, pois houve um grande incêndio na cidade e a área onde estavam localizado seus investimentos, foi totalmente destruída, este incêndio matou cerca de 250 pessoas e deixou mais de 90 mil desabrigadas. Embora afetado grandemente por essa tragédia, Horatio e sua esposa, Anna, trabalharam intensamente durante dois anos ajudando as vítimas a reestruturarem suas vidas.

     No ano de 1873, ele decidiu viajar para a Inglaterra com sua família, para descansar e encontrar com seu amigo Moody que estava realizando cruzadas evangelísticas naquele país. Todos viajaram para Nova Iorque para então pegar o navio. Mas um compromisso no último momento o impediu de viajar, então ele enviou sua esposa e suas quatros filhas na frente, combinando de encontrar com elas alguns dias depois.

     Assim elas embarcaram no navio S. S. Ville Du Havre, mas na madrugada de 22 de novembro de 1873, no Atlântico Norte, o navio se chocou com outro navio inglês e naufragou em apenas 12 minutos, levando 226 pessoas a morte, inclusive, as 4 filhas de Horatio. Apenas 90 pessoas sobreviveram, entre elas, sua esposa Anna, que após ter sido resgata, enviou um bilhete para seu marido, no dia 01 de dezembro, com a frase: “Salva, porém só”.

     Imediatamente, Horatio pegou um navio e foi ao encontro de sua esposa. Em um momento de sua viagem, ele foi avisado que estava passando perto do local onde suas filhas haviam morrido e sentiu-se profundamente comovido. Então, voltou para sua cabine e começou a escrever:

“Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh! seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!
Sou feliz com Jesus, sou feliz com Jesus, meu Senhor!

     E assim continuou a escrever o hino que se tornou a mais famosa canção, cantada em todas as igrejas do mundo. O louvor “Sou Feliz”, é cantando em igrejas do Brasil e do mundo. Na tradução original, diz: “Vai tudo bem com a minha alma, vai tudo bem com a minha alma”.

     É essa paz que estou compartilhando com você neste artigo e é essa paz que Jesus tem para dar a todos que o servem com sinceridade e em verdade.

     Regozijo, equidade, oração e paz. Use esses ingredientes em sua vida e você terá uma vida abundante. Que Deus te abençoe.

Pr. Jonas José.

4.5 2 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Quem Escreve?

Jonas José é pastor, escritor e Doutor em Teologia.

E-mail

contato@pastorjonasjose.com

Recent Posts

  • All Post
  • Clube do Livro
  • Estudos Temáticos
  • Pregações e Estudos Bíblicos
  • Sem categoria
  • Vida Acadêmica e Produções
    •   Back
    • Liderança
    • Avivamento
    • Como vencer os desafios de Hoje
    •   Back
    • Esboço para Pregações
    • Planos de Leitura Bíblica
    •   Back
    • Minhas Produções Acadêmicas
    • Quero Estudar Teologia, o que faço?

Portfólio

Edit Template

Recado

Se você foi edificado por esse blog ou publicação, não se esquece de compartilhar, e abençoar mais pessoas. 

Deus te abençoe!

© 2025 pastorjonasjose.com