Nós não nascemos fora do tempo, não existimos fora do tempo, não vivemos fora do tempo. Estamos aqui no tempo de Deus, afinal, tudo tem um tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3.1). Para cada geração Deus tem seus homens e mulheres que Ele levanta para propósitos específicos. Quando Deus precisou de um homem de fé, levantou Abraão; quando precisou de um governador, levantou José; quando um líder, Josué. Quando um valente: Sansão. Quando Deus precisou de um rei, chamou Davi. Em Êxodo, Deus precisava de um libertador, então Ele permitiu que nascesse um menino que seria o libertador do povo de Deus. Seu nome: Moisés, cujo significado é “Tirado das águas”.
Afirmar que eu nasci para fazer a diferença pode soar arrogante aos ouvidos de alguém. Mas, essa afirmação não significa mera vaidade ou soberba. Quando eu tenho a convicção de onde eu vim, de quem eu sou e para onde eu vou, eu vivo a vida com mais clareza, firmeza e propósito. Aquela ou aquele que nasceu para fazer a diferença, nasceu para influenciar, nasceu para marcar sua geração, nasceu para ser usado pelo Espírito Santo.
Imagino que você se lembre de Jabez, um personagem escondido entre os versículos de genealogia. Em 1Crônicas 4.9 lemos: “E Jabez foi mais ilustre que seus irmãos”. Mas, porque ele foi mais ilustre? Porque ele invocou o Deus de Israel (1Cr 4.10). O mesmo se deu com Moisés. Ele não foi o mais rico, mais belo, mais importante político. Então, como Moisés conseguiu fazer a diferença? A Bíblia responde: “E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face” (Dt 34.10). Deixe-me citar mais um texto: “E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com seu amigo…” (Ex 33.11).
Você percebeu o que fez de Moisés alguém que nasceu para fazer a diferença? A resposta está em seu estreito relacionamento com Deus. Ele conheceu o Senhor Todo-Poderoso face a face. Ele falava com Deus como alguém que conversa com um amigo. Aqui está o segredo para quem realmente deseja fazer a diferença na terra e este segredo é uma vida de comunhão com Deus. Mas, o que o texto de Êxodo 2.1-10 tem a nos ensinar sobre como podemos fazer a diferença. Permita lhe oferecer algumas lições.
Para fazer a diferença, obedeça aos princípios de Deus.
Levi se casou com Joquebede. Ambos israelitas e cumpridores dos princípios de Deus. Assim como o trem só anda se estiver preso aos trilhos, o carro se estiver firme no asfalta e o avião se estiver preso às leis da gravidade, você só fará a diferença se estiver preso aos princípios da Palavra de Deus.
Para fazer a diferença, viva pela fé
Joquebede deu à luz a Moisés e o escondeu por três meses. E o que isso tem a ver com a fé? Leia o texto de Hebreus 11.23: “Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei”. Segundo o autor de Hebreus, Joquebede agiu com fé ao esconder Moisés por 3 meses. A fé nem sempre aparece. A fé muitas vezes esconde. É preciso ter fé para crescer, mas é preciso ter fé para enfrentar perdas. É preciso fé para pregar em uma grande igreja, mas muito mais fé para pregar no interior do Amazonas, para três pessoas que precisam de Jesus.
Para fazer a diferença, creia que Deus está no controle de sua vida
Faraó tinha pedido para matar os meninos e só mantivessem vivas as meninas. As parteiras temeram a Deus e não fizeram o que ele pediu. Depois de 3 meses, Joquebede fez um cesto, colocou seu bebê dentro do cesto e pediu para a filha Miriã seguir o cesto. Era um objeto simples para realizar o extraordinário. O cesto já estava na água, e só restava para Mirian confiar no Deus Todo Poderoso.
Bem, você conhece o restante da história. A filha de Faraó adotou Moisés como filho. Pediu para a própria mãe dele lhe dar leite. Depois de 40 anos no Palácio e mais 40 anos como fugitivo, Moisés se tornou o líder do povo de Deus, aos 80 anos.
Moisés nasceu para fazer a diferença. E você também. Creia nisso de todo o seu coração.
Que Deus te abençoe.
Te convido a assistir à minha mensagem no YouTube sobre esse mesmo tema! Aprender com a Palavra de Deus como podemos fazer a diferença!