A história da Assembleia de Deus no Campo de Presidente Prudente se iniciou em 1940, com o casal Luiz Farinelli e sua esposa Maria, na época, membros da igreja Metodista. Luiz não acreditava na doutrina do batismo com Espírito Santo, mas, ao ler o livro de Atos, foi convencido de que o derramamento do Espírito Santo, com a evidência das línguas, era uma verdade para os tempos bíblicos e também para os dias atuais. Nesse período, Luiz Farinelli conheceu Gracioso, um homem que veio da capital paulista para morar em Presidente Prudente (SP). Gracioso trouxe a ele a notícia de que em São Paulo, capital, havia uma igreja chamada Assembleia de Deus e que lá Jesus batizava os crentes com o Espírito Santo.
A notícia trazida por Gracioso gerou curiosidade em Luiz Farinelli que, dias depois, fez as malas e foi de trem para a capital. Lá chegando, foi direto para o endereço da Assembleia de Deus. Ao entrar e participar do culto, ouviu a Palavra de Deus e o apelo para receber a Jesus. Luiz levantou suas mãos e foi à frente. Ao final do culto, foi falar com o pastor daquela igreja e lhe disse que era de Presidente Prudente e se teria permissão para realizar cultos em sua casa. Com a permissão concedida, nasceu a Assembleia de Deus em Presidente Prudente, na casa de Luiz Farinelli, que morava no bairro do Limoeiro. A primeira família a se converter na casa de Luiz foi seu vizinho José Eduardo, a esposa e os cinco filhos. Com esta família e outros que foram chegando, alguns meses depois foi necessário alugar um salão, pois não havia mais espaço suficiente na casa.
Dois anos depois, em 1942, a Assembleia de Deus em Presidente Prudente era ligada a sede da região, na cidade de Rio Claro (SP), cujo líder daquela igreja era o pastor Joaquim Egídio. Nesse mesmo ano, o pastor Joaquim esteve em Presidente Prudente para realizar o primeiro batismo em águas. Sete pessoas foram imergidas em águas, em um córrego, onde hoje está construído o prédio do Prudenshopping. Por conta da visita do pastor Joaquim, Luiz Farinelli convidou seu amigo Francisco Simões para participar da cerimônia do batismo em águas. Francisco pertencia a igreja Batista. E, para a surpresa dos presentes na reunião, naquele dia Francisco Simões foi batizado com Espírito Santo. Agora, como um crente pentecostal, passou a fazer parte da Assembleia de Deus e foi o fundador da Assembleia de Deus no distrito do Espigão.
Após um tempo de oração, os membros da igreja concordaram que Luiz Farinelli alugasse um salão maior. Ele o fez e alugou um salão na Rua Joaquim Nabuco, 1167, no centro da cidade. A obra cresceu e veio para Prudente o presbítero Manoel Rodrigues da Silva, que liderou a igreja entre 1944 a 1947, sempre com ajuda de Francisco Simões. Em 1947, o Belém, em São Paulo, enviou o pastor Carlos Assumpção, que pastoreou por apenas alguns meses e foi substituído por Vital de Oliveira. Pastor Vital mudou-se para a cidade de Osvaldo Cruz, em 1948, e a igreja prudentina recebeu seu novo pastor, Delfino Brunelli, que liderou o rebanho entre 1948 a 1953. Neste período, construiu o templo próprio da denominação no mesmo endereço do salão, na rua Joaquim Nabuco.
Após Delfino Brunelli, assumiu a presidência o pastor José Gomes Moreno, vindo de Curitiba (PR). Seu vice presidente era o pastor Francisco Simões. Ele liderou a igreja até 1960. Nesse mesmo ano, José Gomes Moreno foi morar na capital paulista e Francisco Simões assumiu a presidência até 1961. Mas, por conta de falecer repentinamente quando estava em uma pesca noturna.
A igreja continuava crescendo e nesse tempo recebeu o pastor Daniel Beltrão que ficou até o ano de 1965, mas, por conta de cuidados com sua saúde, precisou retornar à capital. Interinamente, a igreja foi liderada pelo pastor João Pereira de Andrade Silva, até a chegada do pastor Vicente Guedes Duarte que ficou à frente da igreja entre os anos de 1965 a 1970. Foi nesse período que a igreja adquiriu um terreno na Rua Álvares Machado, também no centro da cidade, e ali iniciou-se a construção da sede das Assembleias de Deus de Presidente Prudente.
O pastor Vicente Guedes Duarte foi para o país do Paraguai, a fim de assumir um trabalho missionário ali. Então a igreja em Prudente recebeu o pastor Carlos Padilha de Siqueira. Ele conclui a construção do templo sede, além de outras aquisições, mas em 1974 foi enviado à Corumbá (MS), para assumir a igreja naquela cidade. Nesse tempo, vindo da cidade de Jaciara (MT), o pastor Joel Amâncio de Souza assumiu a igreja. Ele trabalhou muito, assim como os demais, e por conta do templo ficar pequeno pelo crescimento dos membros, adquiriu um novo terreno, na Rua Bela, local onde está localizada a sede da igreja até os dias de hoje.
Entretanto, o pastor Joel Amâncio ficou até 1984, pois foi transferido para Limeira (SP). A igreja prudentina recebeu seu novo líder: O pastor Paulo Lucas Sacramento, vindo da cidade de Osasco (SP). Deus o usou muito para ganhar muitas vidas e a igreja cresceu ainda mais. Mas sua estadia na cidade durou apenas 2 anos e, em 1986, novamente a igreja de Prudente recebeu o pastor Carlos Padilha, que trabalhou incansavelmente até o ano de 2005, sempre com o apoio de seu vice presidente Antônio Farinelli. Em 19 anos, a igreja cresceu, diversas cidades da região receberam um templo assembleiano e o campo se expandiu para todo o Oeste Paulista.
Em fevereiro de 2005, o pastor Padiha jubilou-se e entregou o campo com 99 igrejas, além de duas escolas teológicas, uma casa de recuperação e muitas outras aquisições ao seu filho João Carlos Padilha de Siqueira. Com juventude e talento, pastor João Carlos uniu-se ao povo de Deus e a obra cresceu ainda mais, alcançando mais de 120 igrejas em 16 cidades da região.
O pastor João Carlos ficou de 2005 a 2011, quando foi acometido por uma enfermidade e faleceu, com 45 anos de idade. Por esse motivo, seu pai, pastor Padilha, reassumiu a liderança da igreja, ficando à frente até o ano de 2013.
Em 2013 a igreja recebeu o pastor Samuel Padilha para presidir o campo. De lá até hoje, a igreja segue avante, em constante crescimento, com novas aquisições, e está vivendo um tempo de paz e de bênção. Além de Presidente Prudente, diversas cidades da região contam com um ou mais templos das Assembleias de Deus. São milhares de membros espalhados em mais de 120 igrejas em 16 cidades do Oeste Paulista. O pastor Samuel Padilha, ao lado de sua família, sempre atribui tudo a Jesus o que tem acontecido no campo.
Esta é a linda história das Assembleias de Deus no Campo de Presidente Prudente.
Pr. Jonas José – Doutorando em Teologia PUC-PR
Obs.: Este texto contou com a ajuda do pastor Antônio Farinelli que contribuiu ricamente com as informações.