Muitas definições são descritas em livros, artigos e vídeos na internet quando se fala em liderança. Os estudiosos procuram aproximar-se cada vez mais da essência da palavra. Dentre as mais destacadas definições, observa-se àquela que Rick Warren afirma em seu livro Uma liderança com propósito: “Em uma só palavra: liderança é influência, para o bem ou para o mal”. O autor conseguiu resumir em apenas uma palavra o que é liderança. Para ele, liderança é influência. Em outras palavras, se você está exercendo influência na vida de alguém, então está exercendo liderança sobre a vida desta pessoa.
Para o renomado autor John C. Maxwell, a liderança não está presa à posição, mas aos relacionamentos e aos processos que a envolvem. Em sua obra O livro de ouro da liderança, ele afirma: “Me comprometi a amar as pessoas antes de começar a tentar liderá-las”. Ele ainda diz que “Se você está em posição de liderança e se sente em completa solidão, isso é um sinal de que está fazendo alguma coisa errada”. Percebeu o que Maxwell disse? Não se trata de posição, mas de influência, relacionamento e os processos. A mesma ideia é retratada no livro A excelência do ministério, publicado pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), pelo escritor Stan Toler.
Toler diz o seguinte: “Se alguma vez você visitou o pátio de uma escola, ou se sentou com um grupo de adolescentes, em cinco minutos você descobre quem são os líderes; basta ver como se relacionam entre si. Se você esteve alguma vez numa reunião de comitê, é provável que tenha descoberto que muitas vezes o líder não é o presidente do comitê. O líder é a pessoa para quem todos ficam olhando a fim de averiguar o que ela pensa”. Aqui, Stan Toler está tratando sobre a liderança nata, que algumas pessoas já nascem com ela. Mas, isso não significa que a liderança não possa ser desenvolvida por pessoas que nunca lideraram.
Portanto, quando olhamos as definições de liderança, todas elas retratam a imagem de Jesus Cristo, o líder supremo. A influência e o impacto da liderança de Jesus são notórios não apenas no campo espiritual, também em outras áreas da sociedade de modo geral. O escritor Bill Hybels afirmou que Jesus é o líder supremo e exemplificou isso em seu ministério terreno: “… ele tinha uma clara visão. Tinha um plano estratégico de três anos, que incluía o desenvolvimento de doze discípulos”. Hybels reconhece a Jesus como “o maior líder espiritual que andou sobre a terra”.
Bem, aqui está, portanto, uma definição de liderança: Influência. Reflita sobre isso e que Deus te abençoe.
