Diante deste tema, você deve estar pensando: mas, e o meu momento com Deus? E os homens e mulheres da Bíblia que estiveram sozinhos diante de Deus e receberam grandes experiências? E o tempo que preciso investir sem que ninguém esteja perto, para orar, ler a Bíblia, meditar nas grandezas de Deus?
Obviamente que não se trata deste ponto. Claro que temos que ter momentos em nossa vida para desfrutarmos da solitude (não da solidão) diante do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mas, a reflexão que te apresento é que você nunca deve fazer nada sozinho, afinal, fomos feitos para a comunhão, a amizade, o compartilhamento, para receber bênçãos que através delas podemos abençoar outras pessoas.
Em Atos 3.1, Pedro não estava sozinho, ele estava acompanhado do seu amigo João. Juntos, estavam entrando no templo quando se depararam com um paralítico. Sob a unção do Espírito Santo, declararam a saúde completa através do nome de Jesus e o paralítico deu um salto e entrou no templo louvando a Deus, totalmente curado. Um pastor jamais deve fazer uma visita sozinho. Ou com sua esposa, ou com um companheiro de ministério. A oração individual é muito importante, mas ela não substitui a oração coletiva. Orar uns pelos outros e orar uns com os outros.
Em Atos 8.14 lá estão Pedro e João novamente. Não era apenas Pedro, ou apenas João. Diante do avivamento que Samaria estava experimentando através da instrumentalidade de Filipe, a igreja de Jerusalém pediu que Pedro e João fossem lá. Em Samaria esses dois homens de Deus oraram pelas pessoas e elas foram cheias do Espírito Santo.
Em Atos 13.2 há uma lista de homens de Deus que eram pastores, líderes, mestres na Palavra. No entanto, o Espírito Santo não escolheu apenas um deles para a tarefa missionária. Veja o que diz a Palavra de Deus: “Enquanto eles adoravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: ‘Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado”. Não era somente Barnabé ou somente Saulo. Na verdade, Barnabé vem primeiro que Saulo, pois Saulo seria o grande apóstolo dos gentios, mas tinha que aprender a obediência, submissão e humildade já no início do seu ministério. Na lista de Atos 13.1 Barnabé era o primeiro da lista e Saulo o último da lista. Mas o Deus que chama o primeiro da lista também chama o último da lista. Sempre de dois em dois.
Diante desses e de outros textos bíblicos, a pergunta que podemos fazer é: “Com quem eles aprenderam a andar de dois em dois e nunca sozinhos?”. Bem, eles aprenderam com Jesus.
Em Lucas 10.1 Jesus envia os seus discípulos de dois em dois. Eles jamais deveriam fazer a obra de Deus sem a ajuda mútua. Eles deveriam manter no coração o Salmo 133.1: “Oh quão bom e suave é que os irmãos vivam em união”. Jesus ensinou e os seus apóstolos repetiram o seu ensino na Igreja Primitiva.
Essa é a reflexão de hoje: Nunca faça nada sozinho.
Se você ainda é solteiro, deve orar e pedir a Deus que prepare alguém especial para caminhar junto com você.
Se você é casado, sabe da importância e da bênção de uma esposa ou de um marido.
Se você está prosperando financeiramente, deve saber que Deus nunca nos prospera para que olhemos para nossa alma, questionando o que mais fazer por nós mesmos. Deus só abençoa a sua vida para que você abençoe outras vidas. Não fazer nada sozinho é compartilhar suas conquistas com outras pessoas, é colocar outras pessoas dentro de seus projetos futuros, é incluir outras pessoas em seus sonhos e metas.
Aprenda com Jesus, aprenda com seus apóstolos, aprenda com a Palavra de Deus.
Que Deus te abençoe.
Jonas José.














