Há poucos dias atrás eu refleti sobre a diferença entre sentimentos e emoções. Na verdade, as emoções são aquelas reações que acontecem de modo físico e imediato, enquanto os sentimentos tratam de uma interpretação mental. Dito de outro modo, as emoções estão mais ligadas à nossa fisiologia ou os gatilhos que nosso corpo reage diante de alguma situação específica. Ela é de curta duração e mais intensa, além de ser algo mais público, por assim dizer. As emoções mais básicas são: tristeza, alegria, medo, raiva, nojo, surpresa, entre outras.
Já os sentimentos são mais subjetivos e são mais duradouros. Existem sentimentos que podem durar horas, dias e até anos. Quem se lembra dos sentimentos de raiva que Esaú teve por seu irmão Jacó ou dos sentimentos de inveja por parte de Hamã em relação a Mardoqueu? Se as emoções são contadas como a raiva, a tristeza e a alegria, entre outros, os sentimentos são: Amor, culpa, ciúme, saudade, vergonha, ansiedade.
A palavra de Deus vai além do cuidado com as nossas emoções e alcança os nossos sentimentos. O apóstolo Paulo disse: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Fp 4.7). No idioma original do Novo Testamento, o texto aparece como coração e mente. Jesus é aquele que guarda nossos corações e as nossas mentes, Ele está pronto para cuidar de nossas emoções e de nossos sentimentos.
Imagine que você está diante de um cachorro grande e muito bravo. Ele está latindo e vindo em sua direção. Quais são suas emoções e seus sentimentos naquele exato momento? No caso das emoções, você terá reações físicas – seu coração dispara, seu corpo fica em uma grande adrenalina, suas pernas começam a tremer. Seus sentimentos são interpretações cognitivas, como pensar: “Estou com muito medo”; “o que faço agora?”; “vou sair correndo e tentar escapar”.
Se pensarmos nessa perspectiva, chegamos à conclusão de que a igreja é um local excelente para cuidar da alma. A igreja deve ser uma entidade terapêutica, onde as pessoas se sintam bem, bem acolhidas e bem recebidas. Ela poderá ser confrontada sim pela Palavra de Deus, seus pecados poderão ser expostos diante das Escrituras e ela terá que tomar decisões de arrependimento e de decidir mudar de vida. Mas, por outro lado, ela precisa se sentir amada, respeitada, cuidada e restaurada em suas emoções e sentimentos.
A Bíblia é cheia de emoções. Olhe para os salmos de Davi ou para as palavras de Paulo, por exemplo. Alguns psicólogos dizem que temos ao menos seis principais tipos de emoção: (1) alegria, (2) tristeza, (3) medo, (4) raiva, (5) desgosto e (6) surpresa. Nesse sentido, imagine um mundo sem as emoções? Imagine o dia sem frio e calor, chuva ou vento? Imagine um casamento sem emoção ou o aniversário de uma criança sem emoção?
Concluo as minhas palavras afirmando que a mensagem de hoje é uma maneira de levar você a refletir sobre as suas emoções e aprender a lidar com elas. O Espírito Santo que habita em você está pronto para te ajudar a lidar com os seus sentimentos e com suas emoções.
Que Deus te abençoe muito.




								









