Tudo o que precisamos, nós encontramos na Palavra de Deus. Na mesma medida que eu leio a Bíblia, a Bíblia me lê. E isso é transformador. A Palavra é como um grande banquete que a alma se deleita. Ao ler a Bíblia diariamente, temos um banquete diário à nossa disposição. Nesse banquete tem de tudo – orientação, disciplina, correção, consolo, direção e as regras para um viver diário de modo vitorioso. Hoje, quero pensar em quatro ingredientes na mesa deste banquete, olhando para o texto de Ezequiel, capítulo primeiro e o versículo 10. Nesse texto lemos:
“E a semelhança do seu rosto era como o rosto de homem; e, à mão direita, todos os quatro tinham rosto de leão, e, à mão esquerda, todos os quatro tinham rosto de boi, e também rosto de águia, todos os quatro”.
Ezequias fazia parte de uma família sacerdotal em Jerusalém, mas, por conta do exílio babilônico, foi levado para a Babilônia e ficou entre o povo de Deus, próximo ao rio Quebar. Deus estava usando dois instrumentos, um do lado de dentro e outro do lado de fora.
Enquanto Daniel glorificava a Deus dentro do palácio, Ezequiel honrava ao Senhor fora das portas. Para Daniel, Deus fechou a boca dos leões, e para Ezequiel, Deus abriu os céus e mostrou visões incríveis. Deus tem seus instrumentos certos, colocados nos lugares certos, para realizarem o trabalho certo, na hora certa, para glória de Deus.
No texto que lemos há a imagem de 4 rostos: O rosto do ser humano, do leão, do boi e da águia. Vejamos um a um para colhermos as lições para nossa vida:
- Ser humano – a lição da humildade
Esse rosto de homem nos lembra de nossa humanidade. Somos pó e ao pó voltaremos. Como a Arca da Aliança que era coberta de ouro, mas era feita de madeira, também somos feitos de madeira, apesar do ouro da presença de Deus que nos cobre. Mais do que isso, somos feitos de barro, e o oleiro nos tem em suas poderosas mãos.
Salomão disse que a humildade é a sala de espera da honra. Todos nós que vamos ao médico, primeiro somos convidados a ficar sentados na cadeira da sala de espera, para então, entrar na sala principal onde seremos atendidos pelo médico. Se você quer entrar na sala da honra, fique esperando na sala da humildade, pois a humildade precede a honra (Pv 15.33).
Essa é a primeira lição: Humildade. Deus rejeita o soberbo. Deus humilha os exaltados, mas exalta os humilhados. As duas grandes chaves que abrem qualquer porta são: Humildade e simplicidade. Humildade diante de Deus e simplicidade diante das pessoas. Tire a roupa da arrogância e vista-se com o manto da humildade. Essa é a nossa primeira lição. Agora, vamos para a segunda.
- Leão – Liderança
Qualquer criança sabe porque aprendeu na escola que o leão é o rei dos animais. Ele é o rei da selva. Há animais maiores que ele, outros mais pesados que ele e outros que são mais fortes que ele. No entanto, o leão sabe como se posicionar e assumir a liderança dos outros animais.
O autor Maxwell já disse que tudo começa e que tudo termina com liderança. Precisamos da liderança na vida pessoal, na família, na escola, na empresa, no governo, e também na igreja. A liderança está presente em praticamente tudo. Tire o líder de uma família e veja o que acontece com uma casa sem direção. Tire a firme liderança de um governante e veja o que pode acontecer com uma nação.
O leão é um tipo de Jesus. Ele é Leão da tribo de Judá. Ele veio como um cordeiro, mas retornará como um leão. Na nobre lição da liderança, temos que olhar para Jesus, um líder servidor. Jesus não foi servido, mas serviu. Ele lavou os pés de seus discípulos, dando-nos exemplo para que façamos a mesma coisa (Jo 13). Essa é uma grande lição, mas tem mais uma: A lição do boi.
- O boi – força
Se com o ser humano aprendemos sobre a humildade e com o leão sobre a liderança, com o boi aprendemos sobre a força. Desde os tempos mais remotos, os bois são os animais que demonstram sua força, seja no trabalho, seja para carregar as pessoas em uma charrete, ou para preparar uma terra para novas plantações.
A nossa força vem do Senhor. O fraco pode declarar: Eu sou forte. Podemos até ter humildade e liderança, mas sem a força de caráter e a fibra para a vitória não chegaremos a lugar algum. Essa força é primeiramente espiritual. Buscar a força no poder do Espírito Santo através da oração e leitura da Palavra é um grande fator.
Essa força também é moral. A vida moral vale muito. Salomão disse que o nome vale mais do que o ouro. Lembra-se de Jeorão? Ele foi um dos reis de Israel que foi tão mal em sua conduta de vida que morreu sem deixar saudades. E eu? E você? Como seremos lembrados?
Mas, essa força também é emocional. É saber controlar nossas emoções e sentimentos. Essa força é acadêmica. É a dedicação diária à leitura, ao estudo e o empenho em adquirir novos conhecimentos.
- Águia – visão
Aprendi com um de meus líderes que a visão determina quem você é e quem você será. Escrevi um livro sobre isso. No meu livro “A Excelência do Líder” trabalho em um dos pontos sobre a importância da visão. Abraão estava quase sem a visão espiritual das promessas que tinha recebido de Deus. Ele já estava conformado que não teria filhos e seu herdeiro seria seu empregado. Deus o tirou para fora de casa e pediu que ele contasse as estrelas. Deus não nos quer contando telhas, mas contando estrelas.
A visão é o teto que nos permite crescer. Nunca iremos além de nossa visão. Ela vale mais do que nosso sobrenome, nosso dinheiro, nossa influência. Com o dinheiro não adquirimos visão, mas com visão podemos adquirir riquezas. Com influência não podemos fazer o bem para as pessoas, mas com a visão poderemos ajudar muita gente.
A águia nos dá essa grande e preciosa lição da visão. Você nunca vai encontrar um ninho de águia no teto da sua casa como você encontra o ninho dos pombos. Muito menos em um poste, porque a águia fez seu ninho nas alturas, nos mais altos montes. Por isso que a Bíblia diz que os que esperam no Senhor subirão com asas como águias. A Palavra também diz que o povo de Deus foi conduzido como a águia conduz seu filhote.
Palavras finais
Absorva essa reflexão para sua vida. Abra sua Bíblia e leia o capítulo primeiro de Ezequiel. Peça a ajuda de Deus para ter humildade, liderança, força e visão. Essas quatro características levarão você a uma vida de excelência.
Não tente apenas uma, mas as quatro caraterísticas. Afinal, com humildade você adquire a liderança. No desempenho da liderança você adquire força e com a força conquista a visão. Sua visão te ajuda a ter mais força, que também te ajuda a expandir a sua liderança, mas que te mantém em humildade.
Que Deus te abençoe muito.
Pr. Jonas José.